segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Propaganda não faz milagre se não houver um plano de negócio antes.

Para variar venho aqui mais um dia trazer experiências que vivencio durante a minha semana de trabalho ou fora dele.

Algumas vezes me deparo com clientes que não entendem porque sua empresa não está dando o lucro que deseja ou não está saindo tudo conforme pensou. A questão é que muitos clientes montam suas empresas sem nenhum estudo estrutural e terminam não tendo o retorno esperado.

Propaganda não faz milagres, ela apenas sustenta uma marca presente, informa ao target que você existe no mercado e cria laços entre ambos, a sua empresa começa no plano de negócio, lá será feito todo o levantamento necessário para que tudo dê certo da parte financeira em geral até os custos para uma futura comunicação.

O que tenho percebido é cada vez mais falhas nesse plano em algumas empresas, o que geram problemas futuros, empatando na trajetória do seu crescimento, como um bom investimento em comunicação e outras ações.

Então nessa situação siga as etapas:

1- Descreva o que será sua empresa.
2- Agora monte seu plano de negócios: Análise macro e micro ambiente, pesquisas.
3- Faça seu plano de marketing o que você deseja oferecer ao seu clientes pensando nos 4p’s: Produto, Preço, Praça, promoção
4- Depois, comece a fazer a comunicação da sua empresa acontecer.

Um administrador poderá te ajudar e muito nessa etapa do plano de negócio que claro, é bem mais extenso a essas etapas que coloquei.

Mas se baseando nesses itens não tem erro, você chegará na parte de comunicação sabendo já exatamente o quer e o que pode ser feito.

Boa sorte!

2 comentários:

Rafael Malhado disse...

Realmente, muitas coisas precedem a comunicação. Ela é só uma das aetapas do marketing de um produto ou empresa.
Aliás, sobre os 4Ps do maketing, já tem gente dizendo que tem um 5º P: de pessoa - e é verdade. O estudo do nosso target é fundamental em qualquer campanha!
Enfim, para os pequenos empresários que estão iniciando seu negócio, vale a pena ressaltar tudo isso e mais um pouco que você abordou no post.
Grande abraço!

ANDERSON VARELA - GROUP MKT 2.0 - LINKEDIN disse...

Parabéns pelo Blog Larissa, e obrigado por fazer parte do grupo MKT 2.0 no Linkedin.

Acompanharei as notícias do blog.

Abs,

Anderson Varela - LinkedIn
Group - MKT 2.0 - Mkt Digital

Postar um comentário