domingo, 4 de outubro de 2009

Onde começa o sucesso de uma campanha?

Essa semana em algumas conversas com colegas da área me fiz essa pergunta: Onde começa o sucesso de uma campanha?

Temos muitas vezes uma ótima criação, um ótimo roteiro, ótimas imagens, mas no final temos a sensação que faltou alguma coisa, logo, nos perguntamos o que aconteceu?

Pensando nisso resolvi fazer esse post a fim de colocar meu ponto de vista sobre essa questão e claro, saber o que vocês acham sobre isso.

Lembro que quando estava na faculdade em algumas aulas de redação publicitária a professora dizia que a equipe ou dupla de criação são as estrelas da agência, porque é nesse setor segunda ela, que tudo se concretiza, mas, indo para o mercado e conhecendo essa prática mais de perto, além de valorizar cada função dentro da agência, percebi que existe um setor que não pode errar, porque tudo começa por ele, é ele a base de todos os profissionais da agência, esse profissional ou setor que estou me referindo é o ATENDIMENTO.

Estou fazendo parte dessa função já algum tempo e venho tendo a certeza a cada dia que o sucesso de uma campanha por menor que seja inicia-se nesse setor. Por quê?

Porque lá começa o primeiro contato com o cliente, somos nós que levamos a ideia e as necessidades dos clientes para dentro da agência e somos nós o apoio maior para criação, planejamento, produção e mídia. Para que todos consigam fazer o melhor trabalho dentro dos seus setores.

O Atendimento é o típico boa convivência com todos, ele tem que entender o que o cliente deseja e ainda fazer com que tudo saia satisfatório para agência (equipe) e para o cliente, um erro desse profissional é como aquela brincadeira do dominó, empurra um, todos caem.

Por isso, para quem deseja futuramente fazer parte dessa área, precisa saber exatamente o que precisa ter em um briefing, e particularmente não acho devemos fechá-lo sozinho, ou pelo menos o ideal é que você permita que seus colegas o motem junto com você.

Na faculdade aprendemos pelo menos por quatro semestres a fazer diversos tipos de briefing, mas o ideal é que você o faça conforme o seguimento da sua empresa e que seja feito com as pessoas que receberão esse documento, assim você o deixa completo e todas as respostas para cada setor serão respondidas, claro que o que estou falando aqui é de “modelo ou forma”, até porque existem pessoas que preferem anotar quando estão em reunião com cliente, outras usam da sua experiência e pronto, está pronto o briefing.

Antes de qualquer coisa, é indispensável para um atendimento entender que as ideias começam dele e o sucesso e o fracasso de uma propaganda pode acontecer sim, por falta de informação ou por trocas de informações, às vezes o cliente pede uma coisa e entendemos outra, e isso reflete no conjunto. Então fique ligado, anotar o máximo que puder e perguntar às vezes 10 vezes a mesma coisa de forma diferente pode diminuir cada vez mais erros futuros. Lembre-se você na agencia é quem mais conhece o cliente e as necessidades dele.

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