domingo, 13 de setembro de 2009

Em que nível está a sua criatividade?

Lendo alguns artigos, lembrando de algumas conversas que tive durante essa semana, me vi pensando; Como está o nível da nossa criatividade?

Somos publicitários, estudamos quatro anos para aprendermos a ser críticos, a criar resultados e ainda a competir no mercado com quem não é publicitário, mas está fazendo sucesso!

Essa semana no twitter alguém informou não ter visto mais propagandas marcantes e que todas estão iguais. Acho exatamente isso!

As propagandas estão cada vez mais uma cópia das outras sempre as mesmas ferramentas quase sempre as mesmas assinaturas com palavras pouco diferentes.

Temos um cliente extremamente exigente e viciado no que ver e quando se leva algo diferente ele diz: “Não acho que isso vá atingir ao meu público”, mas o fato é que somos comunicólogos e precisamos inovar sempre, essa é a nossa função, precisamos convencer ao nosso cliente a nos dar uma chance de inovar.

Acredito que o que falta é vivermos mais nas ruas, ouvindo as pessoas, as linguagens. Ser Publicitário é observar e criar uma ideia. E da onde saí essa idéia? Das pessoas!

As inovações não saem apenas de uma sala fechada na frente do computador, mas das ruas, dos comportamentos, falar com a classe C, por exemplo, sem saber nem o que acontece em um ônibus, será que daria certo? Falar de bebida sem os papos dos bares?

Falar do mercado de luxo sem conhecer o que esse público deseja.

O target se identifica com as propagandas nas quais eles se vêem esse é o segredo da publicidade, dizer o que o público quer ouvir ou o que ele precisa ouvir.

Então na próxima vez que for criar ou planejar, pense que você vivendo a realidade do seu target você conseguirá fazer uma campanha ou um planejamento diferente!

Fazer publicidade é lembrar que a comunicação não é o que você acha que diz, mas o que seu público entende!

0 comentários:

Postar um comentário