domingo, 25 de janeiro de 2009

Os melhores publicitários são baianos e não saíram da faculdade de publicidade.

Leitores, hoje o radar traz em seu conteúdo algo diferente, e talvez polêmico, mas que eu não poderia deixar de compartilhar.

Essa semana em uma das minhas pesquisas em blogs e sites, sobre novidades na propaganda, me deparei com um blog que chamou muito minha atenção, nele, a autora trazia em seu conteúdo uma critica até muito construtiva sobre a direção publicitária de Nizan Guanaes no carnaval de Salvador, no meio do texto colocou a sua indignação da música feita para o carnaval desse ano no qual ela não aprovou e que ficou surpresa de ter sido coordenada por um dos maiores publicitários do Brasil. Diga-se de passagem, do mundo também.

Entendendo perfeitamente a colocação dela, fui pesquisar a formação acadêmica de alguns nomes que se destacam no mercado publicitário entre eles Nizan Guanaes e Duda Mendonça e de fato ambos não possui a formação acadêmica de publicitários, apenas estavam no lugar certo e no momento certo e fazem um excelente trabalho isso ninguém pode dizer que não. Certamente quem se dedicar a estudar as propagandas feitas por esses dois verão uma publicidade bonita, que comunica e que fica na memória sempre!

Lendo o livro Casos e Coisas de Duda você conhece que toda campanha de sucesso dele tem um pouco da sua história e do seu lado emocional, fazendo a diferença e conquistando público em suas campanhas, quem não se lembra da campanha do gelol “Não basta ser pai tem que participar, não basta ser remédio tem que ser gelol”

Trago essa conversa com objetivo de passar meu pensamento, será que para o carnaval de Salvador não há nenhum publicitário formado que tenha uma idéia genial, diferente e que possa coordenar as campanhas? Porque precisa ser só Nizan?

Dessa forma, logo respondo, porque ele é bom, e sabe o que faz, pode às vezes não dá tão certo como qualquer um, mas até o momento é o nome referência na propaganda, assim como ele e Duda que são Baianos qualquer um pode ser tão bom, ou melhor, basta acreditar em si mesmo, antes de criticar por exemplo.

Mas, o que vejo todos os dias são colegas e conhecidos que saem da faculdade sem nem saber o que é ser publicitário e acima de tudo comunicólogo, não é só a faculdade que faz um bom profissional, mas a sua curiosidade e bom senso. Eles fizeram o diferencial deles e colocaram um pouco de si em cada campanha criada e está na hora de nós estudantes pensarmos no nosso diferencial, pois o mercado exige isso todos os dias. Ser diferente!

Muitas vezes vemos profissionais publicitários que não passaram nem pela faculdade, mas desempenham um bom trabalho porque usam o incomum, ousam. Pontos principais para o sucesso de uma campanha, se você que estuda não sabe o poder da comunicação publicitária, você não vende a idéia e logo não faz sucesso!

Então galerinha antes de fazer publicidade pense nisso, publicitário vende ideias!

3 comentários:

Anônimo disse...

Acredito que isso se resume em duas palavras: FORÇA DE VONTADE E DOM.
Não acredito única e exclusivamente no poder da faculdade, isso não só aplicado a publicidade, assunto no qual eu conheço muito pouco, mas sim em todo âmbito profissional. Faculdades não formam profissionais, apenas lhes dá caminhos, porém cabe a cada qual caminhar.
Parabéns pelo post....

Hilton Souza disse...

Você disse tudo nesse post. Sabe que sou estudante de jornalismo, mas sou apaixonado pela publicidade. Li a obra de Fernando Morais (Na toca dos leões) que narra perfeitamente a história da W/Brasil, uma das agências de propaganda mais premiada do mundo. Dentro desta magnífica obra Guanaes é citado quando trabalhou na W e Washington Olivetto é o protagonista. Dentre uma passagem lembro da historinha do pneu furado de Olivetto, quando, "ainda moleque" pegou seu carro e o pneu furou na frente de uma agência publicitária. Quando ele foi pedir ajuda e se deu conta do que era a casa. Disse:"Posso trabalhar aqui? e após de um NÃO, ALEGOU... 'acho melhor me dá uma chance... que meu pneu não costuma furar duas vezes no mesmo lugar'"...

O cara é talentoso até na hora de conquista um emprego... é por isso que hoje tem um leque de grandes clientes que já conquistou.

Anônimo disse...

Amore,

Estava lendo o seu blog e acho o máximo seu posicionamento.

Seria interessante você fazer um levantamento de quanto custa para se fazer publicidade aqui na Bahia em comparação as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

Acho um tema super interessante, assim como comentar sobre a publicidade em portais e como empresas e público respondem a estas mídias, pois vejo que aqui em Salvador vem melhorando, embora tem muito a ser conquistado.

Beijos e parabéns!!

Ass.: Dyogenes Costa

Postar um comentário