domingo, 28 de junho de 2009

Propaganda TIGRE. Engraçada e aí?

Claro que não tenho nenhuma intenção em ficar aqui criticando propaganda até porque eu como publicitária entendo todos os passos necessários para a veiculação de uma campanha e os fatores que influenciam no resultado final.

Briefing e cliente são etapas delicadas para o desenvolvimento da campanha, as vezes o cliente é tão confuso que atrapalha no sucesso da mesma ou a verba é muito enxuta, entre outros.

Mas acredito que essa não seja a situação da empresa Tigre. Outro dia estava assistindo tv quando passou o novo VT da marca, no primeiro momento eu não entendi nada, no segundo entendi, mas não liguei à campanha a marca e na terceira vez eu entendi, mas acho que não conseguiu se dar o posicionamento desejado nessa campanha.

A marca tigre é uma marca conhecida e bem aceita no mercado e para se mostrar isso não necessariamente precisa usar um humor tão confuso, embora essa seja uma linha já utilizada em outras campanhas da marca, que tem dado certo.

Vamos lá: Um cenário de obra, mas feio, a macacão dos operários sem cor sem contraste, tudo parece ser um só, uma dança muito esquisita que faz até quem ver rir, mas pela sensação do ridículo, e aí, onde está a comunicação? Eles iniciam o vt dizendo que se você não usa conduite tigre dobre o joelho e etc. E?

Sou totalmente a favor de humor nas propagandas, mas essa ação pede um cuidado para não ficar confuso e não perder o sentido da comunicação. Essa campanha se resume apenas a locução do final que explica toda a campanha se o telespectador tiver rindo e comentando da dança dos atores da cena ele não vai perceber o sentido e a informação apresentada na locução.

E você conseguiu observar mais alguma coisa? Comente!

2 comentários:

Malucom disse...

Não vejo nenhum problema em criticar propaganda! Se não ficou legal ou não atingiu o objetivo de comunicação, tem que se comentar até pra que possamos aprender o que funciona e o que não funciona.

Não vi esse comercial, mas pelo que você comentou realmente ficou péssimo! Não adianta fazer uma propaganda engraçadinha se ela não tem conceito nenhum pra comunicar.

abraço
rfmalucom.blogspot.com

Anônimo disse...

Eu não trabalho com comunicação e sou um mero telespectador, mas acho que as propagandas da Tigre ficaram muito engraçadas e conseguiram o objetivo deles, que era fazer o não profissional de comunicação lembrar da propaganda, da música engraçada e até mesmo comprar Tigre quando for o caso de necessidade.
Abraços.
Thiago Kock.

Postar um comentário