sábado, 16 de maio de 2009

Propagandas direcionadas e com resultado rápido= INTERNET

Com essa "famosa" crise as empresas estão cada vez mais reformulando a sua forma de propaganda, é necessário continuar divulgando sem gastar muito. Logo o meio mais barato, rápido e prático é a internet. Segundo um levantamento feito na Internet por Advertising Bureau Brasil, a mídia online no Brasil deverá faturar cerca de R$ 1 bilhão este ano.

A propagada na internet sem duvida é mais direcionada comparada a qualquer outro veiculo, hoje a agência coloca um outdoor que dá resultado, aumenta venda, mas não se sabe: Quem viu? O que achou? Será que quer ver outra comunicação sobre essa empresa? No rádio se calcula audiência, mas será que meu público entendeu mesmo o spot? Na tv será que todo viram aquela campanha? ou será que estavam só com a tv ligada e tomado banho, café, almoçando, jantando sem nem olhar pra o que estava passando naquele momento.

Claro que algumas vezes não dá para fazer uma campanha sem a tv, o radio, outdoor, revistas alguns jobs são indispensáveis a força desses veículos, mas o que quero afirmar é que a internet nos retorna em números exatos, quantos cliques, acessos, interesses, compras, entre outras formas. As redes de relacionamentos é o que posso chamar de boca - boca da internet, se o publico gosta ele cria comunidades, relacionamentos, são milhares de pessoas falando da mesma marca, claro, informações boas ou ruins, na internet não se pode vacilar, tudo é muito rápido.

Cada vez mais as empresas cobram resultados, retornos, quanto vou ganhar nisso? Como será feito? E quanto vou investir por isso, sem isso o cliente não fecha, e láaa vamos nós publicitários ou mercadológos arranjar meios e formas de consegui uma boa campanha, com limitação de verba, logo, em um cenário como esse a internet é o resultado que muitas vezes o cliente precisa, e ferramentas não faltam.

O resultado desses números de acessos no Brasil que cresce todos os dias é o Top of Mind da internet divulgado essa semana da UOL em parceria com o Data folha, a pesquisa feita em 2.048 pessoas, com 14 ano ou mais, sobre o que costumavam acessar na rede pelo menos três vezes por semana, e o resultado das marcar mais lembradas foram:

DVD Player → LG

TV → LG

Câmera Digital → Sony

Refrigerador → Brastemp

Computador e Notebook → Dell e LG

Acessórios de Informática → Não houve vencedor *

Operadora de Telefonia Celular → Vivo e OI

Aparelho de Telefone Celular → Nokia

Banco → Itaú

Cartão de Crédito → Visa

Cerveja → Skol

Refrigerante → Coca-Cola

Lanchonete → McDonald’s

Cia. Aérea → GOL

Automóvel → Volkswagen e Fiat

TV por Assinatura → NET

Serviço Público → Não houve vencedor *

E-Commerce → Americanas.com

Higiene Pessoal → Não houve vencedor *

Produtos de Beleza → Natura

Artigo Esportivo → Nike

Plano de Saúde → Unimed

Categorias Especiais:

Top Teen → McDonald’s

Feminino → Natura

Heavy User → NET

* Nas categorias onde não houve vencedor, nenhuma empresa alcançou expressivo destaque em relação aos demais concorrentes

Quando ocorreu empate entre duas empresas, o awareness – soma dos percentuais daqueles que se lembram da marca em primeiro lugar com as demais marcas lembradas, independentemente da ordem de lembrança – foi usado como critério para definir o vencedor.

E como será que estão essas empresas nas redes de relacionamentos em? Crescendo e se fortalecendo cada vez mais.




Fonte: adnews

1 comentários:

Rafael Malhado disse...

Olá Larissa!
Demorei pra aparecer aqui novamente (vida coridíssima), mas estou de volta, rs!
Então, vamos ao que interessa... De fato, o direcionamento que a propaganda tem na internet é bem maior e isso acontece por dois motivos: pela segmentação da informação, do conteúdo que é produzido na infovia através do processo descentrado de comunicação que a mídia digital proporciona a quem a utiliza, e pela alta interatividade que esta mídia oferece, com completa troca de posições entre emissores e receptores, gerando esse grande retorno dito por ti.
Mas não podemos simplesmente ignorar os meios de comunicação tradicionais deste novo processo por acharmos que eles não dão melhores resultados do que o mundo digital. Pelo contrário: devemos analisar cada ambiente e fazer com que ambos trabalhem em parceria e, desta forma, obteremos um sucesso ainda maior em campanhas publicitárias, vendas, marketing.
De qualquer forma, acho que a Web 2.0 foi o grande salto para que as práticas de comunicação e relacionamento se potencializassem e fizessem com que a internet se tornasse uma ferramenta de negócio boa e barata, não só para as grandes empresas, como também para qualquer pessoa que tenha acesso a rede e tenha vontade de se aventurar. Bem vindo a teoria dos jornalistas e publicitários sentados!!!
Ah...passa nesse blog depois:
http://comunicacaoesportefino.blogspot.com/
É um blog criado por um amigo da faculdade. Ele chamou a mim e outros dois para postarem, serem como colunistas do blog também.
Vou postar uma noticia que vc ja informou por aqui!
Beijão!!!

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