domingo, 11 de janeiro de 2009

Ideias que comovem

É fascinante admirar uma propaganda que consegue juntar uma grande ideia relacionada à imagem e sintonia com trilha e o texto.

Esse vídeo trata de um VT veiculado em alguns canais como a TVE e globo, que traz em sua mensagem a doação de órgão, assunto, que muitas pessoas ainda não entendem o processo ou a importância para quem recebe a doação, já que não é um assunto esclarecido todos os dias. Então, logo pensa-se como tratar de um assunto tão delicado publicitariamente? Como dizer ao público que seus órgãos salvam vidas? Sem parecer que está colocando uma pressão psicológica ou obrigação. Poderia usar uma campanha dramática de alguém falando sobre ou até fazer uma brincadeira humorística, mas quando se fala de um assunto como esse trazendo o apelo sentimental, com certeza, não recebemos um convite em casa a fazer a doação, mas a analisar o que é nossa vida como todo.

Embora tudo isso pareça comum acredito plenamente que a comunicação publicitária precisa disso, não apenas tornar algum público “publicitar”, mas de deixar sempre uma mensagem a ser lembrada, a permitir que o público dê um retorno ao que ver, ouve, ou ler, seja com um sorriso, um choro ou até uma musica que ele lembre da campanha. Isso é o que realiza um publicitário e informa que foi feito o registro de um trabalho na mente do receptor da mesnagem.

Esse VT trás isso, você entende a mensagem de uma forma fácil e emocionante para quase todos os públicos (o que é difícil). Outras campanhas como gol, sadia e Unilever algumas vezes trazem em suas campanhas um animalzinho trazendo sempre uma mensagem no olhar a fazendo disso um magnífico cenário emocional, que funciona e traz retorno esperado, que chegam sempre a concorrer e ganhar grandes prêmios publicitários.

3 comentários:

Unknown disse...

Realmente, campanhas desse tipo costumam não só atingir o seu público alvo que são os que se encontram em uma fila de espera, mas também consegue dar uma maior consciência deste ato tão VOLUNTÁRIO...

Drix disse...

Oi Larissa! Massa o video! Eu , como publicitária consciente, já tinha tecido comentários iguais aos seus sobre com amigos. Válida a proposta, válida a tentativa de conscientizar com um video tocante o que vale nessa vida: ajudar!

Obs.: Quanto à dança dos pinguins...hummm..prefiro não comentar, rs.

Bjs
Drips

Anônimo disse...

Olá, Larissa também sou estudante de publicidade da Católica e primeiramente gostaria deixar aqui meu parabéns pelo seu blog ele é muito bom. Esclarecedor, objetivo e sem clichês ao desnudar um pouco desse universo publicitário.
E gostaria de te indicar, assim como também propagarei o seu, o blog de colegas minhas, que é tão bom quanto o seu, para uma futura "troca de figurinhas": http://enviesando.blogspot.com/

Boa Sorte. Até a próxima visita.
Mariana Ferreira

P.S: Esposa de Daniel colega seu da Setor Web.

Postar um comentário