domingo, 4 de janeiro de 2009

Campanhas racionais apelativas ou impactantes comunicam sim!

Ao ler esse título você deve estar se perguntando, e quem disse que campanhas impactantes não comunicam?

Sim. Toda campanha ou peça precisa ter um impacto para chamar atenção do seu público seja no título, na imagem, no vídeo ou na trilha usada, mas, às vezes campanhas apelativas obtém rejeição do público que recebe a mensagem, o que requer cuidado com essas ações.

Lembro-me em um trabalho de faculdade que era uma causa bem parecida com o vídeo ao lado, onde a minha equipe fez uma campanha sobre uma ONG que cuida das praias, em diversos títulos impactantes e racionais construídos, a professora que orientava esse trabalho nos disse: Vocês devem informar de forma divertida, passando uma impressão suave para que não cause um impacto grosseiro ao receptor da mensagem, descartando assim a maioria dos nossos títulos.

Nesse trabalho algumas equipes trouxeram campanhas em forma de histórias em quadrinhos, outras com belas imagens. Observe que falar hoje do meio ambiente é muito mais complexo do que um belo layout, mas de fato o que vinha em minha mente no momento que vi os trabalhos serem apresentados foi: Não importa de que forma você vai passar a mensagem para o receptor, o importante é que ele entenda e conscientize sobre o conteúdo da mesma, principalmente quando o assunto é universal, ou melhor, uma obrigação de todos.

Esse vídeo simples, sem muitas cores ou mega produção, trás em sua mensagem uma forma direta e impactante, não há melhor comunicação do que a realidade, você trazer em um VT uma mensagem nua e crua, não há público que veja e não entenda. Esse é o papel fundamental de quem trabalha com comunicação!

Esse vídeo foi indicado por um amigo do radar Meko Dórea (www.mekodorea.blogspot.com )

1 comentários:

Dyogenes Costa disse...

Eu achei divino o seu ponto de vista. Eu como critico de TV, sou da opnião que a mensagem deve ser direta e bastante objetiva. Acho que as campanhas conotativas perdem o seu objetivo, uma vez que a TV é direcionada para a massa...

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